385 Views

Como fazer uma relação dar certo?

Saiba dicas de como ser independente.

Acredito que uma relação saudável não tem qualquer tipo de dependência, seja emocional ou financeira. Mesmo porque depender significa precisar do outro para sobreviver.

Entendo que por várias circunstâncias da vida (e muitas justificativas) pode acontecer de isso ser a realidade da pessoa, principalmente no quesito financeiro. Mas não se demore em permanecer nessa situação e tão logo que possível, retome sua independência.

Uma relação saudável não é aquela em que você precisa do outro para viver, mas é aquela que você deseja estar com o outro para compartilhar uma vida de conquistas e obstáculo. Não “precisa de”, entende?

Mais comum que a dependência financeira é a dependência emocional. Quando um do casal (ou os dois) sente que se tiver o rompimento da relação ela não vai suportar. Compreenda uma coisa, você consegue sim viver ser ele/ela. Da mesma forma que conseguiu viver anos sem.

Não confunda amor com depender. Claro que se a relação acaba é esperado que a pessoa se sinta fragilizada e triste, mas não é natural que ela sinta que vai morrer por isso. A dependência faz com que a pessoa fique extremamente vulnerável e deixa nas mãos do outro a responsabilidade por sua felicidade.

Por isso, para mim, antes de um relacionamento dar certo, você precisa dar certo para você. Você precisa fortalecer-se e apoiar sua vida nas suas pernas. Você deve ser seu apoio e seu chão. Você deve ser sua sustentação.

Algumas dicas para diminuir a dependência:

  1. Decida sozinha – se você tem a mania de sempre perguntar para ele/ela o que deve fazer, experimente decidir por você. Pense nas opções e escolha a que achar melhor.
  2. Desenvolva seu senso crítico – diante de uma roda de conversas, ao invés de sair concordando com os outros, pense o que você acha sobre o assunto.
  3. Se posicione – comece a dizer para as pessoas o que você pensa sobre as coisas, isso vai te ajudar a ser mais respeitada
  4. Convide-se para sair – não espere uma pessoa para que você vá onde deseja, se você pode ir sozinha. Como por exemplo ir no cinema.

Assim, você irá fortalecer sua identidade e poderá compartilhar com um outro alguém a vida. Liberando o ele de qualquer obrigação. Ele não tem obrigação sobre suas escolhas e você não tem obrigação sobre as escolhas dele. Cada um assume sua responsabilidade diante do que lhe cabe. E esse é o tipo de relacionamento que gera cumplicidade e não dependência.

Com carinho, Renata Tannus

Gostou? Compartilhe!
  •  
  •  
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
31

Imperdível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados