220 Views

Aprenda a dizer não

Pelo bem de sua saúde mental.

Uma palavra que pode mudar qualquer caminho da nossa vida.
Somos construídos a sempre dizer sim, a sermos “bonzinhos” (no sentido de fazermos tudo o que nos pedirem), a deixar nossas vontades de lado para agradar a alguém.

Quando a gente começa a refletir sobre o que nós queremos, o que importa para nós, vemos a necessidade de termos que dizer NÃO. Mas como fazer isso sem machucar alguém?

Primeiramente temos que nos REconstruir. Eu não preciso sempre dizer sim, eu dizer “não” não significa que sou uma pessoa ruim, eu não preciso fazer as vontades alheias. Segundamente: essa REconstrução é coletiva. Do mesmo jeito que passaram de geração a geração a termos que dizer sim, precisamos modificar esse sim por “pode dizer não, se você não quiser”. Terceiramente: diga NÃO quando quiser dizer, quando não puder fazer.

Não é fácil esse processo. Ele vai exigir muito de você, pois você precisará lidar com as consequências de suas respostas. E como não nos ensinam a falar “não”, também não nos ensinam a ouvir “não”. É um processo que não só você tem de fazer, mas todos nós. Tanto a falar quanto a ouvir. Ninguém pode estar disponível o tempo todo.

Pode parecer bobagem, mas dizer NÃO traz felicidade.


Por Joicielly Lucia, autora de Dor e afagos.

Gostou? Compartilhe!
  •  
  •  
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Imperdível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados